News & Announcements

13/05/2014: Chefe de Estado discute cooperação com embaixador alemão

Chefe de Estado discute cooperação com embaixador alemão

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, avaliou nesta segunda-feira, em Luanda, com o embaixador cessante da Alemanha, Jorg-Werner Marquardt, as relações de cooperação entre os dois países e a evolução das negociações visando a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços.

Jorg-Werner Marquardt, em fim de missão de quase cinco anos em Angola, falava à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo estadista angolano no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.

Disse que as relações são "óptimas" e que têm se consolidado com as visitas de alto nível realizadas, tais, como as do Chefe de Estado angolano à Alemanha, e da chanceler Angela Merkel à Angola, e com realização do fórum empresarial Angola/Alemanha.

Afirmou que as partes têm procurado uma "cooperação abrangente", acreditando que até Novembro os dois países subscrevam o acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, com o objectivo de fortalecer o intercâmbio empresarial e cultural entre cidadãos dos dois Estados.

O diplomata, que passa a reforma por limite de idade, informou que um acordo de cooperação militar deverá ser rubricado ainda nos próximos meses, mediante o qual a Alemanha fornecerá equipamento à Angola para apoio a missões de paz no continente.

Jorg-Werner Marquardt disse que a contribuição alemã vai crescendo e que o intercâmbio comercial entre os dois países poderá atingir mais de um bilião de dólares no futuro, com a participação de empresas alemãs "mais fortes".

Salientou que se nota que mais empresas querem cooperar e participar no processo de desenvolvimento de Angola, encorajados pelo clima de paz reinante no país.

Em resposta a um convite do governo angolano, o embaixador prometeu para o próximo ano uma participação "em grande" de empresas do seu país na feira internacional de Luanda, visando mostrar "a força da economia alemã.