News & Announcements

09/05/2014: José Eduardo dos Santos realça convergência de posições entre Angola e China

José Eduardo dos Santos realça convergência de posições entre Angola e China

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, realçou hoje, sexta-feira, em Luanda, a convergência de posições entre Angola e China no plano internacional e em todas as questões que afectam a segurança internacional.

O Presidente fez este pronunciamento na abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países, na qual a delegação chinesa foi chefiada pelo primeiro-ministro Li Kegiang.

O Chefe de Estado referiu que a paz e estabilidade são condições essenciais para o desenvolvimento, assim como o diálogo e a negociação, a melhor via para a sua manutenção ou sua recuperação, em caso de conflito.

Neste sentido, disse, "é desejo de o governo angolano continuar a consertar posições com a China no plano diplomático, com vista a garantir a segurança no Golfo da Guiné e a influenciar todas as partes envolvidas no sentido do restabelecimento e consolidação da paz na região dos Grandes Lagos, na República Centro Africana (RCA), na Nigéria e no Sudão do Sul.

Por outro, referiu como sendo importante que a China, enquanto membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, exerça também a sua influência para que as forças de manutenção de paz em África possam ter recursos e continuar a desenvolver as suas respectivas missões com sucesso.

Disse que ao se candidatar à Membro não-permanente do Conselho de Segurança da ONU, Angola pretende, a este nível, apresentar os seus pontos de vista e contribuir para a paz e segurança internacionais, sempre ciente de que esta premissa é fundamental para o funcionamento normal do actual sistema das relações no mundo.