News & Announcements

09/05/2014: Angola/China: Rubricados acordos de cooperação

Angola/China: Rubricados acordos de cooperação

Luanda - Vários acordos de cooperação entre Angola e a China, com destaque para o de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços, foram rubricados nesta sexta-feira, em Luanda.

Os instrumentos jurídicos foram assinados na presença do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, e do primeiro ministro da República Popular da China,  Li Keqiang, chegado quinta-feira, à Luanda, para visita de 48 horas.

Os acordos versam a cooperação económica e técnica, troca de notas sobre o fornecimento de equipamento médico e mobiliário ao Hospital Geral de Luanda e de crédito, entre o Banco de Desenvolvimento da China e o Ministério das Finanças de Angola.

Constam ainda documentos relativos ao quadro de cooperação sobre seguros de financiamento, garantidos pelos ministério angolano das Finanças e a empresa chinesa SINOSURE, o Memorando de Entendimento sobre Parceria Estratégica entre o ministério da Finanças e o Banco do Comércio e Investimento da China, bem como o Acordo de Crédito ao Comprador do projecto de exploração agrícola do Cuimba.

As delegações acordaram igualmente um crédito para reabilitação e aproveitamento hidroeléctrico Chiube/Dala e respectivas linhas de transporte de energia, na região da Lunda Norte, além do financiamento, individual, do Instituto de Formação Económica e Financeira dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP).