News & Announcements

07/05/2014: Visita do Primeiro-ministro chinês vai reforçar cooperação com Angola

Visita do Primeiro-ministro chinês vai reforçar cooperação com Angola

Luanda - O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, considerou hoje (quarta-feira), em Luanda, a visita do Primeiro-ministro chinês, Li Kequiang, a Angola, uma oportunidade para o reforço da cooperação entre os dois países, em especial no sector geológico mineiro.

Em declarações à Angop, o governante adiantou que a China tem interesses mineiros no país, ao mesmo tempo que pretende investir futuramente no sector da geologia e minas angolano.

"Creio que o reforço das relações de cooperação entre Angola e a China vai ser um facto e, na base deste reforço de cooperação, sector da Geologia e Minas será um dos abrangidos", sublinhou Francisco Queiróz.

O governante frisou que no âmbito do Plano Nacional de Geologia, uma empresa chinesa figura no leque de empresas que vão fazer o levantamento geofísico do território nacional.

Angola importa máquinaria e alguns bens da China, o que faz com que o volume de negócios entre os dois países aumente consideravelmente.

A China recebe de Angola petróleo e há a intenção da parte chinesa em participar na extracção de alguns minérios no país.

Angola é o segundo parceiro comercial chinês no mundo lusófono, depois do Brasil, segundo dados do Gabinete de Apoio ao Secretariado Permanente do Fórum Macau.