News & Announcements

05/05/2014: Camarões: Ângela Bragança destaca auscultação da juventude

Camarões: Ãngela Bragança destaca auscultação da juventude

Luanda - A Secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, destacou hoje, segunda-feira, em Yaoundé, o movimento nacional de auscultação da juventude levado a cabo na República de Angola sob liderança do Presidente da República, que serviu para debater entre outros aspectos, o empreendedorismo a participação democrática e a definição de uma Política Nacional para esta franja da sociedade.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, esta declaração foi proferida na reunião Ministerial de Yaoundé, Camarões, depois V Conferência Internacional Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD V), organizada pela União Africana e pelo Governo do Japão, e com os apoios da ONU, do PNUD e do Banco Mundial, que decorre de 4 a 5 de Maio de 2014.

Sobre o tema relacionado com o empoderamento das Mulheres e Jovens, a Secretária de Estado anunciou que está prevista para 2014, a auscultação da mulher a todos os níveis, incluindo em zonas rurais, a fim de mobilizá-la massivamente a participar no desenvolvimento do país.

O Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, que visa promover o desenvolvimento sócio-económico de Angola e estabilizar a economia nacional, foi igualmente defendido pela Secretária de Estado Ângela Bragança.

Esta primeira Reunião Ministerial de Yaoundé permitiu a adopção da matriz para acompanhamento da implementação do Plano de Acção 2013-2017, adoptado pela Cimeira da TICAD V, realizada em Junho de 2013, em Yokohama, Império do Japão.

Da agenda da reunião consta, também, a abordagem de outros assuntos de interesse comum, tais como o Ano Africano da Agricultura e da Segurança Alimentar (2014) proclamado pela União Africana; a Agenda de Desenvolvimento pós-2015; e o empoderamento/autonomização das Mulheres e dos Jovens.

A reunião ministerial de Yaoundé contou com a participação de 47 países africanos, de Organizações Não Governamentais e de representantes da sociedade civil de países africanos e do Japão.

Integram a delegação angolana, o Director do Ministério das Relações Exteriores para a Ásia e Oceânia, embaixador André Panzo, e o embaixador de Angola no Japão, João Miguel Vahekeny, funcionários do MIREX e da Missão Permanente de Angola junto da União Africana.