News & Announcements

04/05/2014: Secretário de Estado dos EUA está em Luanda

Secretário de Estado dos EUA está em Luanda

Luanda - O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou hoje, domingo, a Luanda, para, durante 48 horas, aprofundar as relações político-diplomáticas e de cooperação económica entre Angola e os Estados Unidos da América.

John Kerry, que foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, tem agendado para segunda-feira um encontro em privado com Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, e participar das conversações oficiais entre os dois países.

A visita  do chefe da diplomacia norte-americana, a primeira a Angola desde que tomou posse em 2013, vai servir igualmente para abordar o processo de paz na região dos Grandes Lagos, cuja presidência rotativa pertence a Angola desde Janeiro de 2014.

Integram a delegação norte-americana a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas Grenfield, o enviado especial dos Estados Unidos para os Grandes Lagos e República Democrática do Congo; Russell Feingold, o enviado especial para o Sudão e Sudão do Sul, Donald Boothbem, como a embaixadora itinerante Catherine Russel, assistente do gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Globais das Mulheres.

As relações diplomáticas entre os EUA e Angola foram estabelecidas em Maio de 1993 data que marcou uma nova era entre ambos os países assente no respeito mútuo e na defesa de interesses comuns.