News & Announcements

04/05/2014: Duzentos angolanos apresentam candidaturas para participarem na bolsa do programa Washington Fellowship

Duzentos angolanos apresentam candidaturas para participarem na bolsa do programa Washington Fellowship

Luanda - Duzentos jovens angolanos apresentaram neste domingo as suas candidaturas para participarem na Bolsa do programa Washington Fellowship do presidente Obama.

Segundo uma nota de imprensa da embaixada dos Estado Unidos em Angola, que Angop teve acesso, estes angolanos fazem parte de um grupo de perto de cinquenta mil jovens de toda a África

A nota refere que o grupo dos angolanos inclui um físico nuclear, um coordenador dos voluntários de um orfanato local e de uma escola para crianças desfavorecidas, um professor universitário, uma enfermeira do Ministério da Saúde e professora de uma escola de medicina, uma activista dos direitos das mulheres e um jovem aspirante à advogado.

Esses representantes viajarão aos Estados Unidos da América em Junho, onde  participarão num curso profissional intensivo em diferentes prestigiadas universidades de
todo os Estados Unidos.

Os jovens irão fazer os seus cursos nas áreas de Administração Pública, Negócios e Empreendedorismo ou Liderança Cívica.

No final do programa, o grupo de 500 jovens africanos de todo o continente irão juntar-se em Washington, DC, onde se reunirão com o Presidente Barack Obama para abordar a
África na comunidade global e o papel que os jovens angolanos e africanos, no geral, desempenham para moldar o futuro de África.

A bolsa Washington Fellowship é um programa de iniciativa do Presidente Obama para os Jovens Líderes Africanos, denominado YALI.

O programa irá levar aos Estados Unidos 500 líderes jovens africanos anualmente, começando em 2014. Os bolseiros participarão em formação sobre liderança e orientação e irá criar oportunidades únicas em África para pôr em uso prático os conhecimentos e perícias para alavancar o crescimento económico, a prosperidade, bem como fortalecer as instituições democráticas.

Fazem parte dos finalistas da bolsa Washington Fellowship, de Angola em 2014: Akiulus Antonio de Luanda, Francisco Ngola de Luanda, Adelina Kalundungo da Huíla, Isabel Bueio de Benguela, Dizando Mvemba de Luanda e Rebecca Cain de Luanda.

Segundo a nota nominal  dos jovens líderes angolanos que participarão na bolsa do Programa Washington Fellowship do Presidente Obama para jovens líderes Africanos, foi tornada pública pelo secretário de Estado Americano, John Kerry, no seu primeiro dia de visita a Angola.

O secretário Kerry afirmou que, "os jovens líderes angolanos seleccionados representam a diversidade, o talento, os feitos e o futuro de Angola".