News & Announcements

01/05/2014: Vaticano: Presidente Eduardo dos Santos recebido pelo Papa Francisco

Vaticano: Presidente Eduardo dos Santos recebido pelo Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Dos enviados especiais) - O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, manteve hoje, sexta-feira, na Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano, um encontro com sua Santidade o Papa Francisco, com quem abordou aspectos ligados a cooperação entre Angola e a Santa Sé.

À chegada, por volta das 10 horas e 10 minutos ( mesma hora em Angola), a Basílica de São Pedro, o estadista angolano foi recebido com honras por efectivos da Guarda de Honra suíça, ligados a Santa Sé, tendo de seguida recebido cumprimentos de boas vindas do Prefeito da Casa Pontífice, Monsenhor Ganswein.

Após a saudação, o Presidente Eduardo dos Santos seguiu para a Sala do encontro, onde privou, durante cerca de 40 minutos, com o Papa Francisco.

A audiência decorreu no âmbito da visita, de três dias, que o Chefe de Estado Angolano efectua à Itália, dedicada ao reforço das relações, datadas de muitos anos, com a Santa Sé, sede da Igreja Católica.

De seguida o Chefe de Estado teve uma outra audiência com sua eminência o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano.

Acompanharam o Presidente, nesta deslocação à Santa Sé, a primeira dama de Angola, Ana Paula dos Santos, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e o representante de Angola no Estado do Vaticano, embaixador Armindo do Espírito Santo.

Ainda hoje o Presidente vai visitar a Basílica de Santa Maria Maggiore e o Túmulo de Dom Afonso Nvunda "o Negrita", primeiro angolano representante na Santa Sé, falecido há 400 anos.

Angola, Estado laico, tem uma população que profeça maioritariamente a religião Católica.