Press Release

28/04/2014: SECRETÁRIO DE ESTADO JOHN KERRY VIAJA A ADIS ABEBA, KINSHASA E LUANDA

SECRETÃRIO DE ESTADO JOHN KERRY VIAJA A ADIS ABEBA, KINSHASA E LUANDA
Declaração de Imprensa

 

Jen Psaki
Porta-Voz do Departamento de Estado

Washington, DC

25 de Abril de 2014

________________________________________________________________________________

O Secretário de Estado, John Kerry, irá visitar Adis Abeba, Etiópia, Kinshasa, República Democrática do Congo, e Luanda, Angola, entre os dias 29 de Abril e 5 de Maio para encorajar o desenvolvimento democrático, respeito pelos direitos humanos, o avanço da paz e da segurança, engajar-se com a sociedade civil e jovens líderes Africanos  que vão moldar o futuro do continente, e promover o comércio, investimento e parcerias de desenvolvimento em África.

A viagem do Secretário irá sublinhar, de igual modo, os investimentos dos Estados Unidos no âmbito do Plano de Emergência do Presidente para o Combate ao SIDA (PEPFAR, sigla em Inglês).

Em Adis Abeba, o Secretário Kerry vai co-liderar a Quarta Sessão do Diálogo de Alto Nível entre os Estados Unidos e a União Africana e discutir uma ampla gama de assuntos em que temos parceria com a União Africana (UA). O Secretário Kerry manterá um encontro com o Primeiro-Ministro, Hailemariam Desalegn, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Tedros Adhanom, para abordar os esforços que visam avançar a paz e a democracia na região e fortalecer as áreas importantes da cooperação bilateral com a Etiópia.

Em Kinshasa, o Secretário Kerry irá encontrar-se com o Presidente Joseph Kabila e irá discutir como os progressos do Governo da RDC que neutralizam algumas das dezenas de grupos armados perigosos que vitimizam o povo Congolês podem ser consolidados e como melhor avançar a democratização da RDC, bem como a estabilidade a longo prazo, incluindo através de um processo eleitoral oportuno e transparente.

Em Luanda, o Secretário Kerry irá enaltecer o Presidente José Eduardo dos Santos pela liderança de Angola à frente da Conferência Internacional da  Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e encorajar o contínuo engajamento pessoal do Presidente no processo de paz nos Grandes Lagos. O Secretário irá discutir a política bilateral e assuntos comerciais com o Ministro das Relações Exteriores, Chikoti.

Nesta viagem, o Secretário de Estado vai ser ladeado pela Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield e do Enviado Especial dos Estados Unidos para os Grandes Lagos, Russell Feingold, que estiveram em Luanda ainda neste mês de Abirl, bem como pela Embaixadora Catherine M. Russell, responsável do Gabinete do Secretário de Estado para os Assuntos Globais de Mulheres.

Siga a viagem do Secretário Kerry via @JohnKerry, @StateDept, e @StateDeptSpox no Twitter e vá à conta do Departamento de Eastado no Flickr para as últimas fotos da viagem. Fique ligado no: http://blogs.state.gov/social-feeds e siga todas as viagens do Secretário em: http://www.state.gov/secretary/travel/index.htm