News & Announcements

25/04/2014: Gabinete Central do Censo com mais de 18 mil técnicos

Gabinete Central do Censo com mais de 18 mil técnicos

Luanda - O Gabinete Central do Censo conta já com 18 mil 240 técnicos formados para trabalharem no processo de Recenseamento Geral da População e Habitação, a decorrer de 16 a 31 de Maio desse ano, no país.

A informação foi avançada, em Luanda, pelo coordenador-geral do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita, quando fazia o balanço das acções preparatórias do censo e explicou que a capacitação desses técnicos resultou da administração de oito ciclos de formação realizados este ano em todo o país.

Camilo Ceita anunciou que o nono ciclo formativo inicia dia 28 do corrente mês e terminará a 10 de Maio, do ano em curso.

Referiu, na mesma esteira, que o gabinete recebeu 300 mil candidaturas para agentes recenseadores, cujo processo de recrutamento aconteceu de 1 de Janeiro a 31 de Março, desse ano.

Realçou que as províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda representam 50 porcento dos 300 mil candidatos.

Nesta fase, pontualizou, o gabinete está a realizar a pré-selecção dos candidatos que consiste na avaliação técnica e administrativa dos futuros recenseadores, assim confirmação do nível académico e local de residência, entre outros aspectos.

Informou haver previsão de se adquirir 506 viaturas que serão distribuídas pelas 18 províncias do país, cabendo a Polícia Nacional 179 veículos, dos quais 133 já foram entregues à corporação, para apoiar o trabalho Censitário.

No interior das viaturas, precisou, se encontrará diverso material publicitário sobre o evento como panfletos, camisolas, chapéus, entre outros produtos de marketing

As 18 províncias, recordou, terão à sua disposição, para apoio logístico, carrinhas, caminhões, helicópteros, aeronaves, barcos e canoas.

Esse aparato, argumentou, servirá para responder as possíveis dificuldades que possam surgir em áreas recônditas de difícil acesso.