News & Announcements

22/04/2014: Vice-Presidente inaugura embarcações pesqueiras de pesquisa e fiscalização

Vice-Presidente inaugura embarcações pesqueiras de pesquisa e fiscalização

Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, inaugurou nesta terça-feira, no Porto Pesqueiro da Boavista, em Luanda, três modernas embarcações pesqueiras, sendo uma de investigação e duas de fiscalização. As mesmas orçaram seis bilhões de kwanzas.

Trata-se das embarcações Pensador, Ngola Kiluange e Nzinga Mbandi.

A primeira (de investigação) vai realizar estudos de avaliação dos mananciais marinhos comercialmente importantes, feitos anualmente através de cruzeiros de investigação científica.

Esta embarcação pesqueira tem um cumprimento de 28.30 metros e um calado abaixo de quatro metros. Atinge dez nós de velocidade máxima e pode alcançar duas milhas náuticas.

Tem uma autonomia de dez milhas sem abastecimento e aprovisionamento.

Quantos às embarcações de fiscalização (Ngola Kiluange e Nzinga Mbandi), com um cumprimento de 62 metros, têm capacidade para 45 tripulantes e mais 12 sobreviventes, em caso de busca e salvamento.

Dispõem de um sistema de extinção de incêndios.

As referidas embarcações comportam um heliporto, enfermaria, morgue, ginásio, condições de alimentação, acomodação e lazer.

As unidades de fiscalização pesqueira foram fabricadas na República da Roménia, enquanto a de investigação (Pensador) foi feita na África do Sul.