News & Announcements

15/04/2014: Chefe de Estado angolano manifesta ajuda para resolução dos conflitos nos Grandes Lagos

Chefe de Estado angolano manifesta ajuda para resolução dos conflitos nos Grandes Lagos

Luanda - O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, que o governo angolano está disponível para juntar os seus esforços aos dos países na sub-região de África para ajudar a República Centro Africana.

O estadista angolano, que falava durante um almoço que ofereceu ao seu homólogo da República do Chade que se encontra em visita oficial a Angola, exprimiu a sua preocupação  pelos casos graves  que ocorrem, opondo a população civil e as forças de manutenção da paz, de que resultaram vítimas mortais, neste pais da região dos Grandes Lagos.

"Essas situações devem ser prevenidas ou reparadas de modo exemplar e inequívoco", referiu o Presidente Eduardo dos Santos, que se manifestou esperançado de que a gravidade da questão seja devidamente assumida e que se adoptem as medidas enérgicas e pertinentes para que casos dessa natureza não se voltem a repetir.

Acrescentou que a República de Angola saúda as iniciativas levadas a cabo pelo  líder Idriss Deby, na qualidade de  presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central, com vista à busca de uma solução duradoura para o conflito na República Centro Africana.

O Chefe de Estado Angolano reafirmou o seu apoio ao  presidente chadiano, assim como o seu desejo de contribuir igualmente para a resolução dos conflitos no Leste da República Democrática do Congo.

O Presidente angolano exprimiu ainda a sua convicção de que o diálogo e a negociação se afirmarem  como via privilegiada para a resolução pacifica da crise no Sul do Sudão, que constitui um motivo de preocupação para todos.