News & Announcements

12/04/2014: PR constata implementação de projectos no Sambizanga

PR constata implementação de projectos no Sambizanga

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, deslocou-se nesta sexta-feira ao Bairro Marconi, distrito urbano do Sambizanga, em Luanda, para inteirar-se do grau de implementação dos projectos em curso naquela localidade, à luz do Plano Director de Reconversão Urbana do Sambizanga.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, chegada à Angop, o Chefe de Estado reuniu-se naquele local com o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança, os ministros da Construção, do Urbanismo e Habitação, das Finanças, do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, o governador da Província de Luanda e o Presidente da Comissão Administrativa do Município de Luanda.

No encontro, refere o documento, foram também abordadas questões ligadas aos projectos de infra-estruturas integradas do Sambizanga, que englobam as novas redes de água potável, de esgotos, de electricidade, de drenagem das águas pluviais e as vias asfaltadas, bem como dos equipamentos sociais, nomeadamente escolas primária e secundária e o edifício do SIAC.

Foram igualmente objecto de abordagem o projecto de requalificação urbana do Bairro Operário e as obras de protecção e estabilização das encostas da Boavista e Sambizanga, ainda segundo a nota.

Acrescenta que a reunião constatou, por outro lado, a necessidade de acelerar-se o processo de implementação do Plano Director de Renovação Urbana do Sambizanga, cujo principal constrangimento é a expropriação das habitações informais e dos espaços comerciais que se verificam em toda a extensão do distrito do Sambizanga.