News & Announcements

07/04/2014: Presidente da Assembleia a caminho de Timor Leste

Presidente da Assembleia a caminho de Timor Leste

Luanda - O presidente da Assembleia Nacional de Angola e presidente em exercício da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), Fernando da Piedade Dias dos Santos, deslocou-se ontem segunda-feira a Dili, Timor Leste, para participar da quinta reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, a realizar-se de 9 a 11 do corrente mês.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Presidente da Assembleia recebeu comprimentos de despedida, do Primeiro Vice-presidente da Assembleia, João Lourenço, de alguns deputados e de altos funcionários do parlamento angolano.

A cidade de Dili reunirá os parlamentares da lusofonia neste mês de Abril, depois de já ter congregado estes representantes do povo, em 2011.

Esta foi uma das principais deliberações saída da reunião de Luanda, realizada em 2013,  que elegeu o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, como líder da AP-CPLP, e a deputada Cândida Celeste, como presidente da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade Lusófona.

A reunião elegeu ainda o secretário da Câmara dos Deputados do Brasil como presidente da Associação dos Secretários-gerais da CPLP.

Timor Leste, que tem como capital a cidade de Dili, é um pequeno país do Sudeste da Ásia, localizada a 640 quilómetros a nordeste de Darwin, Austrália.

Tetum e Português são as suas línguas oficiais, embora se fale também indonésio e inglês. A sua população é maioritariamente Católica Romana, com 98 porcento, havendo um porcento de protestantes e um porcento de muçulmanos.

A agricultura é uma das bases da sua economia, produzindo-se preferencialmente o café, arroz, batata rena, manga, banana, entre outros produtos do campo.