News & Announcements

07/04/2014: Angolanos nos Estados Unidos celebram paz

Angolanos nos Estados Unidos celebram paz

Washington - Os ganhos da Paz em Angola, nos últimos 12 anos, em termos políticos, económicos e sociais, foram realçados pela ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira, aquando da sua recente visita aos EUA, à frente de uma delegação governamental que em Washington participou na II reunião do Conselho do Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA).

Segundo uma nota de imprensa da representação diplomática angolana, chegada nesta segunda-feira à Angop, a ministra Rosa Pacavira, no último dia da sua estadia em Washington (3 de Abril), visitou as instalações da Embaixada de Angola.

A governante, que se fez acompanhar do secretário de Estado do Comércio Externo, Alexandre Costa, participou na cerimónia oficial de celebração do 12º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional.

Ao dirigir-se aos diplomatas, funcionários da missão diplomática e representantes da Associação Comunitária Kudissanga, a governante enfatizou que "a conquista da paz no país marcou um momento importante da história angolana.

Mencionou ainda que a paz justa e definitiva foi alcançada sem imposição de forças externas e resultou, sobretudo, do esforços dos angolanos.

Considerou necessário que todos os angolanos, que vivem dentro ou fora do país, contribuam para o seu desenvolvimento.

"A conquista da paz, no dia 4 de Abril de 2002, fez com que o nosso país, sob a sábia condução do Presidente José Eduardo dos Santos, desse passos significativos em prol do desenvolvimento em todos os domínios", disse.

No local, Rosa Pacavira visitou a exposição fotográfica denominada "A Nova Angola" e inaugurou o centro de documentação da embaixada.

Acompanhada pelo embaixador de Angola nos EUA, Alberto Ribeiro, a ministra do Comércio recebeu as boas vindas da jovem cantora angolana Vivalda Dula, estudante em Houston, Texas, e da sua banda.

Os presentes brindaram a paz e degustaram pratos de culinária angolana.