News & Announcements

04/04/2014: Uíge: Paz fez de Angola referência em África - Dom Francisco Mourisca

Uíge: Paz fez de Angola referência em Ãfrica - Dom Francisco Mourisca

Uíge - A paz definitiva em Angola, conquistada há 12 anos, contribuiu para que o país se tornasse um ponto de referência a nível de África e do mundo, considerou nesta sexta-feira, na província do Uíge, o bispo Emérito da diocese local, Dom Francisco de Mata Mourisca.

Segundo o bispo, a paz como ambiente favorável permitiu que os angolanos se empenhassem livremente na reconstrução da Nação, a fim de atingirem lugares cimeiros em África.

"Angola tem progredido em diversos aspectos, na produção e outros. É notório o desenvolvimento em diversos domínios da vida, com a construção de infra-estruturas que proporcionam melhor qualidade de vida à população", reconheceu.

Defendeu que a paz não significa só o calar das armas, mas deve proporcionar um ambiente favorável à vida das pessoas, daí ser necessário mais trabalho para a sua manutenção nas famílias, locais de trabalho e em todos os ambientes de convivência.

"Fala-se muito dos benefícios da paz. Eu penso que não é a paz que faz os benefícios e sim os homens e as mulheres. Nós é que devemos aproveitar o dom da paz para fazer benefícios, vivendo a paz, transmitindo-a na nossa vida social, na família, no bairro e evitar conflitos, contendas, evitar a violência doméstica", referiu.

Diversas actividades, como cultos ecuménicos, galas e outras recreativas foram agendadas pelo governo local, igrejas  e sociedade civil para saudar o 4 de Abril.