Press Release

04/04/2014: MINISTRA DO COMÉRCIO TERMINA VISITA AOS EUA

 MINISTRA DO COMÃRCIO TERMINA VISITA AOS EUA

A Ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira, deixou ao princípio da tarde desta  quinta-feira, dia 3 de Abril, a capital federal dos EUA, Washington, de regresso ao país, depois de ter participado na II reunião do Conselho do Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA),  realizada de dois a três do mês em curso.

Chegada na segunda-feira a Washington, a Governante angolana chefiou uma delegação de alto nível que avaliou com os parceiros Americanos o estado de implementação do Acordo assinado entre Angola e os EUA em Junho de 2009, bem como analisou os mecanismos a seguir doravante para a sua implementação, tendo em conta o actual ambiente de negócios e as oportunidades de investimento estrangeiro e privado que o nosso país oferece.

O Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA), é um dos pilares sobre o qual assentam as relações comerciais entre os dois países e um mecanismo de diálogo regular de alto nível, que visa reforçar as relações comerciais entre os EUA e os países em desenvolvimento.

Os países ligados aos EUA por este acordo têm a possibilidade de tirar proveito das condições económicas e comerciais que a primeira economia do mundo oferece. De entre as suas atribuições, o conselho, no contexto da assinatura do TIFA entre Angola e os EUA, tem como missão principal fazer o acompanhamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países, assim como identificar oportunidades para a sua expansão.

Na sessão de abertura do evento, que decorreu nas instalações da Representação Comercial dos Estados Unidos da América (USTR), a Ministra do Comércio, fez o balanço das relações de comércio e investimento entre Angola e os EUA, no âmbito do TIFA, e procedeu à apresentação dos relevantes projectos estruturantes que estão a ser implementados no país, nos mais variados sectores, informou os parceiros sobre as principais estratégias e políticas traçadas pelo Executivo visando o combate à fome e extrema pobreza, em prol do alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, visando a diversificação económica e  melhoria das condições de vida das populações.

Durante o certame, a responsável Angolana, fez igualmente alusão ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), tendo referido que o mesmo constitui um elemento fundamental para que a estrutura económica do país seja mais diversificada.

A II reunião do Conselho TIFA foi precedida de um encontro bilateral, entre a Ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira e o seu homólogo americano, Embaixador Michael Froman, Representante Comercial dos Estados Unidos da América, no qual ambas as partes abordaram questões ligadas á cooperação no domínio do comércio e investimento.

Na quarta-feira, dia 2 de Abril, Rosa Escórcio Pacavira, Ministra do Comércio de Angola, participou no Fórum de negócios denominado "Doing Business in Angola", organizado conjuntamente entre a Embaixada de Angola nos EUA e a Câmara de Comércio EUA/Angola.

Os participantes ao Fórum de negócios foram informados sobre a nova Lei de Investimento Privado de Angola, novas Pauta Aduaneira e Tarifa Alfandegária e procedimentos consulares, nomeadamente requisitos para a obtençãoão dos diferentes tipos de visto de entrada no nosso país, mecanismos que garantem mais incentivos aos investidores privados e estrangeiros.

Na ocasião Rosa Escórcio Pacavira afirmou que a República de Angola é um país aberto á cooperação económica diversificada com os EUA. Recorde-se que as relações comerciais entre os dois países assentam no estabelecimento de dois pressupostos, a Lei de Oportunidades e Crescimento de África (AGOA) e o Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA).

A implementação do TIFA vai permitir que o nosso país se torne mais competitivo na sua relação com os EUA e que sejam criadas as condições para que Angola melhore a sua posição no contexto mundial de comércio.

Pela parte americana, participaram no evento Alicia Robinson-Morgan, Directora Adjunta para África do Departamento do Comércio dos EUA, representantes do Departamento de Estado dos EUA e USAID, além de instituições do sector privado.

Quinta-feira, dia 3 de Abril, a Ministra Rosa Pacavira visitou as instalações da Embaixada de Angola nos EUA, onde presidiu à celebração do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, tendo no local, visitado uma exposição fotográfica denominada "A Nova Angola" e inaugurado o centro de documentação da missão diplomática.

Numa breve intervenção, a Governante angolana, enfatizou a importância do alcance da Paz para o desenvolvimento do nosso país. Acompanhada por Alberto Ribeiro, Embaixador de Angola nos EUA, pelo Secretário de Estado do Comércio Externo, Alexandre Costa e pelo Coronel Eduardo Neto, Adido de Defesa junto da Missão Diplomática, a Ministra do Comércio brindou à Paz, com os diplomatas e funcionários da embaixada e reprentantes da comunidade angolana residente na zona metropolitana de Washington, D.C.

A República de Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos da América, na África subsaariana, devido ao elevado índice de comércio de produtos de petróleo e seus derivados.

Em 2013, Angola exportou para os EUA, produtos no valor de $8.7 mil milhões de dólares Americanos. Em contrapartida os EUA exportaram para o nosso país mercadorias no valor de $1.4 mil milhões de dólares.

Em termos de investimento directo estrangeiro, o investimento americano em Angola recai no sector petrolífero. O fluxo de investimento directo estrangeiro dos EUA para Angola em 2011, esteve à volta dos $5.7 milhões de dólares,um  aumento que de acordo com fontes do USTR foi de 21.8 porcento em relação a 2010.

Integraram a delegação Angolana aos EUA, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Economia, Finanças, Indústria, Agricultura, Transportes, da Câmara do Comércio e Indústria de Angola, da ANIP e Sonangol, para além de Ana Beatriz Costa, Representante Comercial de Angola nos EUA e Hamilton Costa, Representante da ANIP nos EUA e funcionários séniores do Ministério do Coméricio.