Press Release

30/03/2014: ANGOLA E OS EUA REACTIVAM ACORDO DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO

ANGOLA E OS EUA REACTIVAM ACORDO DE COMÃRCIO E INVESTIMENTO
O Acordo de Comércio e Investimento rubricado em 2010, entre Angola e os EUA (TIFA), vai ser reactivado durante a segunda reunião oficial do Conselho do TIFA, que decorrerá em Washington, de 1 a 2 de Abril do corrente ano, nas instalações do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (USTR).

 

A Ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira, cuja chegada à capital federal dos Estados Unidos da América, está prevista para segunda-feira, 31 de Março de 2014, chefia a delegação do Governo angolano, que se desloca a Washington para participar no certame.

De recordar que o Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA), é um dos pilares sobre o qual assentam as relações comerciais entre os dois países.

O TIFA, é um mecanismo de diálogo regular de alto nível, que visa reforçar as relações comerciais entre os EUA e os países em vias de desenvolvimento. Os países ligados aos EUA por este acordo têm a possibilidade de tirar proveito das condições económicas e comerciais que a primeira economia do mundo oferece.

O Conselho criado no âmbito da assinatura do Acordo de Comércio e Investimento entre Angola e os EUA, em 2010, tem como missão principal, fazer o acompanhamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países, assim como identificar oportunidades para a expansão do comércio e investimento. Pretende-se também, que o TIFA Angola, venha a ser um veículo para idenficar e coordenar as questões relacionadas com a capacitação e assistência técnica.

A implementação do TIFA permitirá que o nosso país se torne mais competitivo na sua relação com os EUA e que sejam criadas as condições para que Angola melhore a sua posição no contexto mundial de comércio.

Esta segunda reunião do Conselho TIFA será precedida de um encontro bilateral, na manhã do dia 1 de Abril, entre a Ministra do Comércio de Angola, Rosa Escórcio Pacavira e o Representante Comercial dos EUA, Embaixador Michael Froman.

A agenda de trabalhos do segundo conselho do TIFA inclui a reaização no dia 2 de Abril, de um fórum de negócios, no qual participará a Ministra do Comércio, Rosa Pacavira e empresários angolanos que igualmente integram a delegação Angolana. Pela parte americana, estará presente Alicia Robinson-Morgan, Directora Adjunta para África do Departamento do Comércio dos EUA.

Ambas as partes irão analisar e discutir o actual ambiente e regulamentos de negócios, perspectivas da Lei de Investimento Privado e a Nova Pauta Aduaneira do Governo de Angola e as oportunidades de investimento existentes nos dois países, do qual ambos podem beneficiar.

Em debate, estarão igualmente o contributo das pequenas e médias empresas para o crescimento das grandes, os serviços oferecidos por ambos os governos ao sector privado e o empreendedorismo das mulheres.

Para além de Angola, os EUA já assinaram acordos desta natureza com outros países do continente, nomeadamente, Ghana Ilhas Maurícias, Libéria, Moçambique, Nigéria, Ruanda e África do Sul.

O TIFA foi igualmente assinado como várias comunidades Económicas, a saber, Mercado Comum para África Oriental e Meridional (COMESA), União Económica e Monetária do Oeste Africano (UEMOA) e Comunidade da África Oriental (EAC).

A República de Angola é o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos da América, na África subsaariana, devido ao elevado índice de comércio de produtos de petróleo e seus derivados.

Em 2013, Angola exportou para os EUA, produtos no valor de $8.7 mil milhões de dólares Americanos. Em contrapartida os EUA exportaram para o nosso país mercadorias no valor de $1.4 mil milhões de dólares.

Em termos de investimento directo estrangeiro, o investimento americano em Angola recai no sector petrolífero. O fluxo de investimento directo estrangeiro dos EUA para Angola em 2011, esteve à volta dos $5.7 milhões de dólares,um  aumento que de acordo com fontes do USTR foi de 21.8 porcento em relação a 2010.

Integram a delegação Angolana, o Secretário de Estado do Comércio Externo, Alexandre Costa, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Economia, Finanças, Energia e Águas, Indústria, Agricultura, Transportes, da Câmara do Comércio e Indústria de Angola, da ANIP e Sonangol, para além de Alberto Ribeiro, Embaixador de Angola nos EUA, Ana Beatriz Costa, Representante Comercial de Angola nos EUA e Hamilton Costa, Representante da ANIP nos EUA e funcionários séniores do Ministério do Coméricio.