News & Announcements

30/03/2014: Progressos da construção de Angola expostos à comunidade internacional

Progressos da construção de Angola expostos à comunidade internacional

Pretória - Os progressos alcançados na construção e reconstrução de Angola, nos últimos 12 anos, estão expostos à comunidade internacional e aos próprios angolanos - afirmou em Pretória, África do Sul, o secretário de Estado da Construção, Ilido de Jesus Braz Martins.

Falando à imprensa, a propósito das celebrações do "04 de Abril", Dia da  Paz  em Angola, o secretário de Estado da Construção considerou "extremamente  positivo" as conquistas obtidas ao longo deste período pós-guerra.A reabilitação e construção de milhares de quilómetros de estradas e outras infra-estruturas que melhoraram a circulação rodoviária foram apontados como um dos benefícios mais importantes conquistados.

"Em 2002, o país ainda estava devastado, as populações dispersas e sem  comunicação. Mas ao longo de 2002 até aos dias de hoje, a primeira coisa que se fez foi a reabilitação das nossas vias que estão a permitir a circulação de pessoas e bens com segurança" - disse Ilido Martins.

Dando continuidade com a reabilitação e a construção das infra-estruturas adequadas às necessidades do processo de desenvolvimento do país, o  Ministério da Construção conta actualmente com desafios no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017.

Com um total de 178 projectos nas 18 províncias, o PND contém as metas, os  indicadores e prioridades, assim como programas e acções que se expressam  nos diferentes programas e investimento público.

Este plano contem programas de investimentos em infra-estruturas integrantes,  de construção de equipamentos sociais e  edifícios públicos, de construção de novos corredores rodoviários estruturantes, melhoria do nível técnico da mão-de-obra ligada à construção civil, entre outros projectos.