News & Announcements

27/03/2014: Angola e França discutem reforço e diversificação da cooperação

Angola e França discutem reforço e diversificação da cooperação

Luanda - O reforço e a diversificação das relações de cooperação entre Angola e a França dominaram a audiência que o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, concedeu hoje, quinta-feira, em Luanda, ao embaixador francês, Jean - Claude Moyret.

De acordo com o diplomata gaulês foram revistas as relações entre os dois estados e perspectivado o seu reforço e diversificação.

Jean-Claude Moyret declarou que o grande desafio é o de fortalecer as relações políticas, depois de anos "menos estreitas", compartilhar análises, estudar problemas e procurar soluções com Angola para a estabilidade em África e no mundo.

"No momento em que a economia vai avançando de modo espectacular em grande parte do continente africano é triste ver surgir novos focos de conflitos, de guerra e de sofrimento", salientou.

O diplomata disse que no domínio político é necessário encontrar soluções consensuais, envolvendo vizinhos, a comunidade internacional, organizações sub-regionais e com parceiros como Angola para promover a paz e a estabilidade no continente africano.

Jean-Claude Moyret afirmou que as relações económicas tendem a desenvolver-se, empregando as tecnologias de que o país precisa e espera que as empresas francesas ofereçam o apoio necessário.

Para o embaixador, "o petróleo não é tudo. É o começo do desenvolvimento do país e da diversificação da economia".

Manifestou o interesse francês de fazer parte do processo de crescimento e desenvolvimento sustentável de Angola, no domínio da energia, água, tratamento de lixo, no relançamento da agricultura, entre outros.

O dipomata disse esperar que as empresas francesas estejam à altura de corresponder às necessidades de desenvolvimento do povo angolano.