News & Announcements

24/03/2014: Chefe de Estado encontra-se em privado com homólogo congolês

Chefe de Estado encontra-se em privado com homólogo congolês

Luanda - Os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos e do Congo, Denis Sassou Nguesso, reuniram-se em privado , hoje segunda-feira no Palácio Presidencial, em Luanda, onde, no centro do diálogo, esteve a troca de impressões sobre o estado da cooperação bilateral, bem como questões de carácter internacional.

Em Luanda, desde as primeiras horas de hoje, em visita de trabalho a convite do seu homólogo  angolano, o  presidente Denis Sassou Nguesso participará, terça-feira, na capital angolana numa mini-cimeira  que vai juntar os  Chefes de Estado e de Governos  da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O encontro vai reunir os líderes de Angola, África do Sul,  Congo,  República Democrática do Congo, Rwanda, Tanzânia e Uganda.

A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a Região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

Os Grandes Lagos Africanos são um conjunto de lagos de origem tectónica, localizados na África oriental, que incluem alguns dos lagos mais profundos do mundo. A maior parte destes foi formada há cerca de 35 milhões de anos no Vale do Rift Ocidental, um dos ramos desta formação geológica que abrange a Etiópia, Quénia, Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, RD Congo, Malawi e Moçambique.