News & Announcements

24/03/2014: FAA prepara efectivos para missões de paz na SADC

FAA prepara efectivos para missões de paz na SADC

Lubango - O Estado-maior das Forças Armadas Angolanas (FAA) prepara efectivos para integrar um contingente com vista a acudir situações a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), informou neste fim-de-semana, no Lubango (Huíla), o comandante do Exército, general Lúcio do Amaral.

Em declarações à comunicação social, a propósito do papel das FAA na SADC, no quadro de um encontro efectuado na cidade do Lubango, o oficial general informou, que neste momento não existe nenhuma orientação do Estado angolano para fazer parte de algum contingente, mas estão a ser preparados homens para cumprir uma eventual missão quando for necessário.

De acordo com a fonte, Angola faz parte da brigada em estado de alerta da SADC para acudir missões de paz e neste momento estão a ser preparadas forças no caso do Estado angolano orientar a participação das FAA nalguma situação.

Lembrou que há, sim, uma orientação do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) para um contínuo preparo dos efectivos dos ramos do Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra, no quadro das missões de paz e segurança no continente, Nações Unidas, União Africana, SADC e CEEAC.

Defendeu que neste âmbito, os efectivos da Força Aérea, Marinha de Guerra e Exército são chamados a investir fortemente no melhoramento do estudo das línguas, com realce para o inglês e francês, para permitir uma maior eficácia no trabalho nas organizações internacionais de que Angola é parte.