News & Announcements

19/03/2014: Chikoti entrega mensagem do PR ao Chefe de Estado tchadiano

Chikoti entrega mensagem do PR ao Chefe de Estado tchadiano

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, entregou em Djamena, capital do Tchad, uma mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o seu homólogo Idriss Deby Itno, na qual expressa as "excelentes" relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, Georges Chikoti e Idriss Deby Itno aproveitaram a ocasião para abordar questões bilaterais, particularmente a cooperação no sector dos Petróleos e da Energia.De igual modo, ambos interlocutores abordaram a  paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento nas regiões da África Central e dos Grandes Lagos, nomeadamente na República Centro Africana (RCA), Sudão do Sul e República Democrática do Congo (RDC).

Ainda durante o encontro, o ministro das Relações Exteriores falou com o Presidente tchadiano sobre questões de índole regional, no que tange as deliberações tomadas pela V Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), que foi realizada a 15 de Janeiro do corrente ano, em Luanda, em que Angola assumiu a presidência rotativa da referida Organização.

O governante angolano, durante a sua estadia de 48 horas no Tchad, manteve encontro de cortesia com o presidente da Câmara da Cidade de Djamena e da Associação Nacional das Cidades do Tchad, Ali Haroun, que manifestou interesse em estabelecer acordos de coperação e geminação com as cidades angolanas, particularmente a de Luanda, pelo seu nível de crescimento e desenvolvimento urbano.

O Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, deixa hoje, quarta-feira, o Tchad, onde chegou segunda-feira última.

O Tchad exerce a presidência em exercicio da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), integrada por outros dez países, nomeadamente Angola, Burundi, Congo-Brazzaville, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro-Africana, Rwanda, República Democrática do Congo (RDC) e São Tomé e Princípe.

Hoje, quarta-feira,  o ministro Georges Chikoti desloca-se à República do Congo, onde fará a entrega, uma outra mensagem do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para o seu homólogo Denis Sassou-Nguesso.