News & Announcements

19/03/2014: Presidente da República aborda aspectos de interesse bilateral com enviado especial da Nova Zelândia

Presidente da República aborda aspectos de interesse bilateral com enviado especial da Nova Zelândia

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu em audiência nesta terça-feira, em Luanda, Hon Sir Don Mckinnon , na qualidade de enviado especial do primeiro-ministro da Nova Zelândia, Jhon Key, com quem abordou vários aspectos de interesse bilateral.

Com o Presidente José Eduardo dos Santos, Hon Sir Don  Mckinnon, para além de abordar questões  atinentes  ao desenvolvimento da cooperação bilateral entre os dois países aproveitou a ocasião para solicitar o apoio de Angola , na campanha levada a cabo pela Nova Zelândia  com vista  a alcançar um  lugar a membro não  permanente  no Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo esclareceu à imprensa, no final do encontro decorrido no Palácio Presidencial.

"De forma inequívoca Angola pode, desde já, contar com o  voto da Nova Zelândia  no processo eleitoral que vai decorrer em Nova  Iorque, em meados de Outubro deste ano e espero que Angola possa apoiar o meu pais quando  chegar o momento da votação", referiu o diplomata.

A cooperação entre os dois países  é uma das áreas de grande importância, pois a Nova Zelândia  tem  especialização no domínios da agricultura , energias e renováveis e pretende também cooperar nos domínios dos petróleos, minas e desenvolvimento de infra-estruturas.  "Tudo isso abordei com o Chefe de Estado Angolano", pontualizou.

Informou ainda  que a Nova Zelândia  está disponível em oferecer cursos de língua inglesa  para funcionários do estado angolano.

A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais e algumas ilhas menores. As principais ilhas do Norte e do Sul são separadas pelo Estreito de Cook, com 22 quilómetros de largura em seu ponto mais estreito.