News & Announcements

17/03/2014: Governo do Japão doa mais de 500 mil dólares para desminagem

Governo do Japão doa mais de 500 mil dólares para desminagem

Luanda - O Governo do Japão decidiu conceder à República de Angola uma doação no valor total de USD 589.614,00 (cerca de 59 milhões de Kwanzas), para implementar no projecto de desminagem no município dos Luchazes, na província do Moxico.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada do Japão em Angola, a cerimónia de assinatura de contracto concernente a esta doação terá lugar na residência oficial do seu embaixador, em Luanda, no dia 19 do corrente mês.

O documento refere que a implementação do projecto está a cargo da Mines Advisory Group (MAG), uma ONG internacional sediada na Inglaterra.

A base do projecto localiza-se no bairro do Luzi, comuna da Cassamba, município do Luchazes, na província do Moxico.

Pela doação, serão financiados a despesa de recursos humanos para operadores nacionais, os equipamentos necessários para as actividades de desminagem, e os materiais de educação sobre risco de minas.

O projecto visa garantir a segurança da comunidade, numa área total de 106.521 metros quadrados (Luzi e a regedoria), que será desminada no período de um ano, a fim de criar condições de vida mais seguras face ao perigo que representam as minas para cerca de 5.500 moradores.

Mais de três mil moradores poderão obter conhecimento respectivo sobre perigos das minas, actualizar dados relacionados à áreas suspeitas e minadas, bem como contribuir na operação das actividades de desminagem por longo prazo.

O projecto  tem como parceiros a Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária, o Governo Provincial do Moxico e a Comunidade do Luzi.