News & Announcements

13/03/2014: Comissão Nacional para processo Kimberley de Moçambique visita Catoca

Comissão Nacional para processo Kimberley de Moçambique visita Catoca

Saurimo - Uma delegação moçambicana da Comissão Nacional para o Processo Kimberley visitou, quarta-feira, à Sociedade Mineira de Catoca (SMC), com vista a constatar o funcionamento e o nível de produção do projecto e estabelecer contactos, numa perspectiva de cooperação futura com Angola.

A comitiva chefiada pelo assessor da ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Afonso Mabica, efectuou a uma visita guiada pelo director geral da SMC, Ganga Júnior, às minas, às centrais de tratamento, central termo eléctrica, oficina mecânica, e recebeu informações sobre o funcionamento e a produção da quarta maior empresa diamantífera do mundo.

Em declarações à imprensa, Afonso  Mabica, informou que a ida da delegação à Sociedade Mineira de Catoca se enquadrou também no reforço da cooperação institucional entre os dois países, sobretudo,  no sector diamantífero.

Acrescentou que a visita à Sociedade Mineira de Catoca visou,  igualmente,  colher experiências produtivas, funcionais, bem como de projectos sociais  que a empresa tem com às comunidades.

Para além do assessor da ministra dos Recursos Minerais, integram a comitiva o  Inspector-geral do Ministério moçambicano dos Recursos Minerais, Obete Matine e o  director de informação do Comando Geral da Polícia Moçambicana, Simão Macave.