News & Announcements

13/03/2014: Ministério da Construção realiza primeiro conselho consultivo

Ministério da Construção realiza primeiro conselho consultivo

Luanda - A cidade do Kuito, sede da província do Bié, acolhe de 20 a 21 deste mês o primeiro conselho consultivo do Ministério da Construção, que vai reflectir e propôr medidas que assegurem o cumprimento das metas estabelecidas no Programa Nacional de Desenvolvimento 2012/2017.

Segundo um comunicado de imprensa do pelouro, a que a Angop teve acesso, a escolha da cidade do Kuito para albergar o encontro tem a ver com a necessidade de se proceder a uma avaliação rigorosa da execução de projectos em curso, no domínio das infra-estruturas, e deste modo imprimir uma nova dinâmica para a sua realização dentro dos prazos e dos padrões estabelecidos.

A decorrer sob o lema "Construir para a estabilidade, crescimento e emprego", o conselho consultivo, enquanto órgão de consulta do Ministério da Construção, contará com a participação de directores nacionais, provinciais, bem como directores gerais dos institutos e empresas tuteladas.

De igual modo, acrescenta a nota, foram convidados vice-governadores das províncias limítrofes do Bié, isto é, Cuanza Sul, Malanje, Huambo, Lunda Sul, Moxico, Huíla, e Cuando Cubango.

O documento acrescenta que a escolha do lema foi inspirada na última mensagem que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, dirigiu à Nação, e que definiu com clareza, os grandes objectivos estratégicos do país para o ano em curso: estabilidade, crescimento e emprego.

A anteceder os dois dias das sessões de trabalho do encontro, o ministro da Construção, Waldemar Pires Alexandre, vai visitar à cidade do Bié nos dias 18 e 19 deste mês para constatar o estado de execução de obras financiadas pelo Programa de Investimentos Públicos (PIP) e que carecem de um novo impulso, nomeadamente estradas, pontes e obras de engenharia.