News & Announcements

11/03/2014: Palop e União Europeia analisam pendentes para reunião de ministros

Palop e União Europeia analisam pendentes para reunião de ministros

Luanda - O ordenador nacional suplente do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), Tombwele Pedro, informou nesta terça-feira que a reunião preparatória dos técnicos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), de Timor Leste e da União Europeia (UE) analisou hoje os pontos pendentes do encontro de segunda-feira.

Tombwele Pedro disse, à Angop, tratar-se de pontos que devem completar a agenda de trabalho que vai servir de base às discussões no encontro de ministros (ordenadores nacionais) a ter lugar quarta-feira (12) em Luanda.

Salientou que segunda-feira, os especialistas dos Palop/Timor Leste e da União Europeia realizaram reuniões separadas.

Cada parte analisou com os técnicos a agenda de trabalho com destaque, entre outros pontos, para a análise do desenvolvimento da capacidade de governação e do Programa de Acção Indicativo da Cooperação com a União Europeia para o período 2014/2020.

Os ministros dos Palop/Timor Leste são responsáveis pela coordenação dos programas de cooperação financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), designados por operadores nacionais do FED.

A cooperação entre os Palop/Timor Leste e a UE, que regista mais de 20 anos de actividade, inscreve-se no quadro da parceria global entre o Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) e a UE.

Essa parceria tem por objectivo apoiar os esforços de desenvolvimento deste grupo de países de modo a tirar o máximo proveito das valias criadas.