News & Announcements

11/03/2014: Delegação parlamentar angolana participa na 130ª Assembleia da UIP

Delegação parlamentar angolana participa na 130ª Assembleia da UIP

Luanda - A delegação parlamentar angolana à 130ª Assembleia da União Interparlmentar (UIP) deixou esta quarta-feira o país com destino a Genebra (Suiça), palco do evento, que vai decorrer de 16 a 20 de Março.

De acordo com uma nota da Assembleia Nacional entregue hoje, terça-feira, à Angop,  integram a delegação, encabeçada pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a presidente e  vice-presidente do Grupo Nacional da UIP, Carolina Cerqueira e Raúl  Danda, respectivamente, bem como os deputados Guilhermina Prata, Exalgina Gamboa,  Lindo Bernardo Tito, Nvunda Salucombo,  Carolina Cristina Elias e Larissa Chiola José.

A 129ª Assembleia da UIP realizou-se em Março de 2013 em Quito, República do Equador. O presidente da Assembleia Nacional, Fernando das Piedade Dias dos Santos, interveio no evento e abordou questões inerentes no processo de consolidação  da paz e desenvolvimento nacional.

Na ocasião, Fernando da Piedade Dias dos Santos fez, igualmente, alusão aos esforços desenvolvidos por Angola em prol da paz no mundo, tendo salientado as acções que o país enceta com vista a resolução dos conflitos armados pela via do diálogo nos países membros da SADC.

A UIP  é uma  organização  internacional dos parlamentos dos estados soberanos com sede em Genebra, Suiça e foi criada no ano de 1889. É constituída por 140 países e tem, entre outros objectivos, favorecer contactos e troca de experiencias entre os parlamentos membros.

Dedica particular atenção à defesa e promoção da paz, boa governação e direitos humanos.