News & Announcements

11/03/2014: Missão empresarial norte-americana trabalha em Luanda

Missão empresarial norte-americana trabalha em Luanda

Luanda - Uma delegação empresarial dos Estados Unidos da América (EUA), composta por 20 cidadãos, encontra-se em Angola, para uma visita de trabalho de quatro dias, numa iniciativa da Embaixada norte-americana em Portugal.

No quadro das suas actividades em Luanda, o grupo reuniu-se já com membros da MC&A (sociedade de advogados, RL) e da MVA – Mota Veiga Advogados, dos quais recebeu explicações específicas sobre o sistema jurídico angolano e outras inerentes às oportunidades de investimento no país.

Ao contrário do primeiro dia, hoje (terça-feira) a comitiva manterá encontros separados com empresários nacionais (business to business – B2B) e membros do Executivo Angolano (business to governament – B2G). Já na quarta-feira, a missão empresarial dos EUA vai visitar duas empresas angolanas, indica uma nota da MC&A – Sociedade de Advogados.

Trata-se da Refriango e Inovia. A primeira é especializada na produção e distribuição de sumos, refrigerantes, água e bebidas alcoólicas, enquanto a segunda produz electrodomésticos e diversos equipamentos electrónicos.

De acordo com Victor Marques da Cruz, fundador da MC&A, há poucos anos notava-se algum nervosismo por parte de certos investidores norte-americanos no mercado africano, mas que sempre foi dada particular atenção ao seu potencial, o que resulta actualmente num maior interesse do dos empresários dos EUA.

"Somos frequentemente contactados por empresas norte-americanas que pretendem esclarecer dúvidas, não só sobre questões legais, mas também de carácter social e económico, sendo que o nosso papel diário passa também por aconselhar e clarificar estes aspectos" – referiu o responsável, citado pelo documento.

A delegação norte-americana, segundo ainda o comunicado de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, termina os trabalhos em Angola na quinta-feira (dia 13) com uma segunda sessão de encontros com empresas angolanas e representantes do Governo.

A MC&A é uma sociedade de advogados especializada em direito bancário, mercado de capitais e em direito da energia, essencialmente vocacionada para o acompanhamento de negócios internacionais, em especial nos Países de Língua Oficial Portuguesa (Palop). A mesma é parceira, em Angola, do escritório Mota Veiga Advogados.