News & Announcements

09/03/2014: Chefe de Estado angolano recebe mensagem da Presidente do Brasil

Chefe de Estado angolano recebe mensagem da Presidente do Brasil

Luanda - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu em Luanda, no Palácio Presidencial, uma mensagem da Presidente da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff, cujo conteúdo versa sobre as relações diplomáticas entre os dois países.

Foi portador da mensagem o Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Joaquim Barbosa, que, no final da audiência, disse à imprensa que na missiva a estadista brasileira reafirma os laços de irmandade e de cooperação com Angola.

No encontro com José Eduardo dos Santos, o Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil disse ter reafirmado a disposição do poder judicial brasileiro em estabelecer mecanismos de cooperação com a congénere de Angola.

Sobre o discurso do Presidente da República na abertura, hoje, do ano judicial, cerimónia em que Joaquim Barbosa participou, como convidado, o magistrado brasileiro destacou a "árdua tarefa de todos os angolanos em estabelecer e consolidar um poder judiciário voltado à protecção dos direitos fundamentais do cidadão".

Acrescentou que se impressionou quando o Presidente José Eduardo dos Santos fez alusão às dificuldades que têm sido superadas ao longo dos anos e à falta de quadros.

"Vejo isso como algo extraordinário, o papel que toda essa geração de angolanos tem vindo a exercer para erguer um país. Tudo é primoroso, é histórico e digno de nota", considerou.

Garantiu que os programas de cooperação no sector judiciário, entre Angola e o Brasil, serão restabelecidos em breve.

O Presidente  do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Joaquim Barbosa, está, desde quinta-feira (06), em Luanda, a convite do Tribunal Constitucional, numa visita que encerra sábado.