Press Release

06/03/2014: CANTORA LÍRICA ANGOLANA FARÁ PARTE DO ELENCO DA ÓPERA "I PAGLIACCI"

 CANTORA LÃRICA ANGOLANA FARÃ PARTE DO ELENCO DA ÃPERA "I PAGLIACCI"

A soprano Angolana, Géssica Santos,  encontra-se em Nova Iorque, Estados Unidos da América, para a gravação de um novo single em língua portuguesa.

Durante a sua estadia nos EUA, Géssica Santos, candidatou-se para cantar na Ópera "I Pagliacci", com produção da companhia Americana  Regina Opera.

Após ter passado as primeiras fases de selecção de candidatos, a soprano Angolana, cantou a ária "Ave Maria" de Giuseppe Verdi, composta para a Ópera "Otello", uma das músicas que se encontra no seu trabalho discográfico "Momentos de Harmonia", tendo sido convidada pelo júri que classificou a sua voz e interpretação de excelentes, a fazer parte do elenco da Ópera "I Pagliacci".

A exibição aconteceu sábado da semana passada, no grande palco, em Brooklyn, quarteirão da Basílica Our Lady of Perpetual Help, na cidade de Nova Iorque. Num total de cinco apresentações que já decorreram no passado mês de Fevereiro e no príncipio deste mês de Março, para esta ópera, Géssica Santos vai ainda exibir-se nos dias 8  e 9 de Março.

"I Pagliacci" é uma Ópera em italiano, com libretto e música composta por Ruggero Leoncavallo no ano de 1892.

As apresentações em que Géssica Santos tem participado são totalmente encenadas e acompanhadas por uma orquestra, sob a direcção do Maestro americano Scott Jackson Wiley.

Para além do nosso país, Géssica Santos tem cantado em vários eventos e em diversos países, com o principal objectivo de mostrar as potencialidades de Angola neste domínio.

A 27 de Março de 2013 e em Luanda, Géssica Santos lançou a sua primeira obra discográfica, intitulada "Momentos de Harmonia", de 11 faixas musicais, em que a sua maioria são árias e duetos de Ópera de Mozart, Puccini, Gnoud e Verdi, respectivamente.

O referido álbum inclui, também, as canções "Ich Liebe Dich" de Beethoven, "Paxi Ni Ngongo" de Bonga e "Bésame Mucho" de Consuelo Velazquez, cantadas em arranjos musicais feitos e orquestrados por Raimundo Santos.

Géssica Santos tem já em agenda a participação na Ópera "Cosi fan tutte", composta por Wolfgang Amageus Mozart, que será exibida no próximo mês de Abril em Manhattan.

Così fan Tutte é a antepenúltima ópera de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Lorenzo da Ponte, e teve a sua estréia no Burgtheater no dia 26 de Janeiro de 1790. Composta por dois actos, a composição foi sugerida pelo imperador austríaco José II. O libreto foi originalmente destinado a Antonio Salieri, compositor contemporâneo de Mozart, mas o compositor italiano só escreveu algumas partes do 1º acto tendo desistido do trabalho.

Presentes ao acto estiveram o Cônsul Geral de Angola em Nova Iorque, Adão Pinto e  o Embaixador Tete António, representante da União Africana junto da ONU, diplomatas angolanos e membros da comunidade Angolana residente.