News & Announcements

06/03/2014: Presidente da República recebe mensagem do primeiro-ministro etíope

Presidente da República recebe mensagem do primeiro-ministro etíope

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu em Luanda, no Palácio Presidencial, uma mensagem do primeiro-ministro da República Federal Democrática da Etiópia, Haile Marian Desaleng, cujo teor versa aspectos ligados à cooperação entre os dois países.

Foi portador da missiva o ministro etíope dos Negócios Estrangeiros, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que no final da audiência, disse, à imprensa, que o seu país pretende reforçar as relações de cooperação, que as qualificou de "excelentes".

"Desejamos que essa cooperação económica possa estar ao mesmo nível  das relações políticas, que são bastante fortes", afirmou o governante etíope, em Angola, desde quarta-feira, na qualidade de enviado especial do chefe do governo do seu país.

O responsável acrescentou que a Etiópia, neste momento, está interessada em reforçar as relações de cooperação, razão pela qual anunciou a abertura de uma representação diplomática em Luanda, nos próximos tempos.

Tedros Ghebreyesus sublinhou que a escala, em Angola, da companhia aérea Etiópia Airlines vem reforçando, cada vez mais, os laços de cooperação, pois a prestação de serviços aéreos faz parte dos acordos rubricados entre os dois países.

Angola e Etiópia também têm acordos assinados nas áreas do comércio, promoção e protecção recíproca de investimentos e técnico-científica, recordou, a propósito.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, assistiu a audiência.

A República Democrática Federal da Etiópia, país encravado no Corno da África, é um dos estados mais antigos do mundo. Segunda nação mais populosa do continente africano e a décima maior em área, faz fronteira com o Sudão, Sudão do Sul, Djibuti, Eritreia, Somália e Quénia. A sua capital é a cidade de Addis Abeba.