News & Announcements

05/03/2014: Governo tudo está a fazer para o êxito do Censo

Governo tudo está a fazer para o êxito do Censo

Soyo - O ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, garantiu terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, que o Governo angolano tudo está a fazer para que o Censo Geral da População e Habitação, previsto para o próximo mês de Maio, tenha credibilidade nacional e internacional.

Em declarações à imprensa, no final da sua visita de 72 horas ao Zaire, o governante assinalou que para o Censo ter a credibilidade que se pretende deverá obedecer, entre outras características fundamentais, a universalidade e a simultaneidade na recolha de informações.

De acordo com Job Graça, estas características estão acauteladas para que o recenseamento geral da população e habitação no país seja feito com base no programa geral que incluirá, entre outras, tarefas a cartografia censitária, censo piloto, recolha de informação, inquérito pós - censitário, análise dos resultados, publicação dos resultados e sua difusão.

Explicou que algumas tarefas principais enquadradas no programa geral do recenseamento geral da população e habitação já foram realizadas com êxito, como o censo piloto/2013 e a cartografia censitária.

Acrescentou que para a recolha de informações estão a decorrer de forma intensa, tarefas relativas a publicitação e marketing, com vista a dar a conhecer os preceitos básicos e a importância do Censo Geral da População e Habitação, para permitir a mobilização de todas forças vivas do país.

Também já foi realizado o trabalho de contratação do processo de recrutamento e formação de 105 mil agentes do campo, supervisores e recenseadores, assim como todo aparato tecnológico e logístico a ser utilizado no processo.

Considerou o censo como uma das tarefas importantes que se justifica no quadro do processo de desenvolvimento económico sustentável do país.

Segundo o ministro, as estatísticas viáveis e regulares como produto do sistema estatístico nacional eficaz constituem, hoje, uma componente essencial de informações estruturais e institucionais organizativos dos estados modernos.