News & Announcements

03/03/2014: Zaire: Ministro do Planeamento constata execução física do PIP

Zaire: Ministro do Planeamento constata execução física do PIP

Mbanza Congo - O ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, inteirou-se nesta segunda-feira, em Mbanza Congo, da execução física dos projectos sociais inseridos no Programa de Investimentos Públicos (PIP), no quadro da sua visita de três dias à província do Zaire.

Em companhia do governador do Zaire, José Joanes André, Job Graça visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que foi ampliada e modernizada, passando de 30 metros cúbicos para mil e 500 metros cúbicos por hora a sua capacidade de bombagem de água potável.

O ministro constatou também o andamento das obras de ampliação do hospital provincial, da escola de formação de professores " Daniel Nvemba" e o funcionamento do centro infantil "Kimpa Vita" , que possui uma capacidade para 200 crianças de zero aos cinco anos de idade.

A comitiva do ministro passou também pela Escola Superior Politécnica de Mbanza-Congo, afecta à universidade 11 de Novembro, bem como presenciou os trabalhos de ampliação da escola primária nº 271, que deverá comportar 41 salas de aulas, e inspeccionou o funcionamento do complexo escolar nº1 do ensino primário, que conta com 40 salas de aulas.

O novo mercado de Mbanza Congo, com 500 bancadas, armazéns, câmaras frigoríficas, entre outras valências, o novo hospital municipal, com a capacidade de 100 camas e as obras de construção de um edifício residencial de 10 andares, também foram visitados.

A visita de constatação culminou nas obras do futuro hospital geral do Zaire, uma infra-estrutura que deverá comportar 377 camas e aumentar o leque dos serviços médicos prestados à população da província.

Job Graça e a delegação que o acompanha seguiram viagem para os municípios do Tomboco, Nzeto e Soyo, para cumprirem semelhante agenda de trabalho, depois de  terem se deslocado ao município do Cuimba com o mesmo objectivo.

A visita de Job Graça ao Zaire visa também avaliar o estado da preparação do Censo Geral da População e Habitação (CGPH) na região.