News & Announcements

02/03/2014: Fórum 'Água para todos' recomenda medidas para provisão orçamental

Fórum 'Ãgua para todos' recomenda medidas para provisão orçamental

Luanda - A 9ª reunião de balanço do programa 'Água para Todos' recomendou a adopção de mecanismos de coordenação, entre as direcções provinciais de Energias e Águas e os gabinetes de estudos e projectos, com vista a garantir a correcta provisão orçamental de recursos na execução financeira dos projectos em curso a fim de melhorar os trabalhos que beneficiam a população.

Recomendaram igualmente a necessidade da adopção de mecanismo de coordenação entre as direcções províncias de Energia e Águas e as administrações municipais enquanto entidades responsáveis pela implementação dos programas municipais integrados de desenvolvimento Rural e combate à pobreza.

Segundo os participantes no fórum, a adopção de mecanismos entre as direcções permite uma correcta coordenação metodológica e uma maior eficácia das acções.

O encontro concluiu também a necessidades de prestação de informações regulares sobre a execução do programa "Água para todos", tendo em conta que os directores provínciais do sector deverão centralizar e compilar os dados das administrações municipais e seguidamente  remeté-los com uma periodicidade mensal à comissão técnica de coordenação do programa.

Decidiu-se ainda que  as direcções provinciais deverão garantir a inserção de recursos financeiros nos parcelares do Orçamento Geral do Estado provinciais, de modo a garantir a materialização dos projectos.

Foi concluído que todos os intervenientes devem manter o empenho no magno objectivo social e humano do programa, de formas a garantir o abastecimento da água potável à generalidade das populações rurais.