News & Announcements

02/03/2014: Inaugurada unidade industrial de processamento de mel em Viana

Inaugurada unidade industrial de processamento de mel em Viana

Luanda - Uma unidade industrial de processamento de mel, denominada "Melaria de Luanda", orçada em 66 milhões e 400 mil Kwanzas, foi inaugurada no município de Viana (Luanda), pelo ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga.

A indústria de processamento de mel que possui duas linhas de produção, sendo uma de processamento do mel e a outra de cera, tem capacidade de processar quatro toneladas de mel dia.

O mel a ser utilizado na indústria é proveniente de todas as províncias tradicionalmente produtoras, com realce para o Moxico.

O presidente do conselho de direcção da Cooperativa Agropecuária Pesca e Apicultura, José Alfredo Ekuikui, adiantou que as previsões de produção para este ano são de 40 toneladas de mel e 30 de cera.

José Alfredo Ekuikui informou que a Melaria de Luanda pertence à Cooperativa Agropecuária, Pesca e Apicultura (CAOPA) e é uma associação de empresas e de pessoas singulares criada em 2008 e tem registado 1010 cooperadores, dos quais 621 são apicultores da província do Moxico.

A COAPA tem como objecto social o fomento do comercio rural para o escoamento de produtos agrícolas, como o mel, peixe, mandioca, arroz e o desenvolvimento de pequenas industrias transformadoras, assim como a promoção do auto emprego das populações rurais.

Estimular a produção das culturas tradicionais, incrementar a produção agrícola para combater à pobreza e gerar riquezas, também são objecto social da COAPA.

Estiveram presentes no acto da inauguração da Unidade Industrial de Processamento de Mel, além do ministro da Agricultura, membros do Executivo angolano, sócios e trabalhadores da COAPA.