News & Announcements

27/02/2014: Secretário de Estado destaca novo estatuto do Ministério do Ambiente

Secretário de Estado destaca novo estatuto do Ministério do Ambiente
Luanda - O secretário de Estado para as Novas Tecnologias e Qualidade Ambiental, Syanga Abílio, considerou em Luanda, que o novo estatuto orgânico do Ministério do Ambiente, aprovado pelo Conselho de Ministros, vai imprimir maior dinâmica os desafios que o sector enfrenta.

 

Em declarações à Angop, o secretário de Estado referiu que tais desafios estão ligados ao Plano Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, à Gestão dos Resíduos Sólidos  Urbanos, bem como às Tecnologias e Normação Ambiental.

"A aprovação deste estatuto foi uma conquista bastante relevante, visto que ele adequa-se à nova orgânica do Executivo angolano", considerou Syanga Abílio.

Entre as várias inovações do novo estatuto orgânico do Ministério do Ambiente, a Direcção Nacional de Tecnologias Ambientais passa a ser denominada Direcção Nacional de Tecnologias e Normação Ambiental, uma  mudança que segundo o governante vai dar uma  nova dinâmica de trabalho e competitividade entre as empresas que tem como actividade especifica a transformação dos recursos naturais em Angola.

À luz do novo estatuto foram criados o Fundo do Ambiente, o Instituto Nacional de Gestão Ambiental, o Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação, bem como a  Agência Reguladora de Resíduos.