News & Announcements

24/02/2014: Benguela: Indústria de papel será reinstalada no Alto Catumbela

Benguela: Indústria de papel será reinstalada no Alto Catumbela

Alto Catumbela - Uma indústria de produção de papel será reinstalada no ex-complexo industrial da Companhia de Celulose e Papel de Angola (Ccpa), localizada na vila do Alto-Catumbela, município da Ganda, 202 quilómetros a sul da cidade de Benguela.

A informação foi prestada pela ministra da Indústria, Bernarda Martins, neste final de semana, após uma visita a antiga fábrica da Ccpa, não avançando data de início, nem orçamento do projecto.

Afirmou que a intenção do Executivo angolano é a recuperação do ex-complexo da Ccpa, face ao impulsionamento do desenvolvimento e progresso económico do país, cujo sector da Indústria está já engajado na elaboração de um estudo de viabilidades para a instalação de uma indústria do género.

Bernarda Martins considerou, para o efeito, importante cuidar dos princípios que norteiam os perímetros florestais da ex-Ccpa, para posteriormente pensar-se na sua expansão.

Para a ministra, cuidar dos perímetros florestais da Ccpa consiste em travar as situações anárquicas que têm acontecido, com realce para as queimadas e exploração de madeiras sem autorização.

"Nós devemos também criar condições que permitam começar a fazer plantações de espécies, para quando arrancar uma indústria de celulose e papel haja matéria-prima para o efeito", sustentou.

Afirmou que nove empresas mistas de carácter multi-nacional e estrangeiras estão engajadas actualmente na exploração da madeira de eucaliptos e pinho, em 18 perímetros florestais da celulose, localizados nas regiões do Alto Catumbela (Benguela), Chikoko, Tchinjenje, Ukuma, Tchandenda e Caala (Huambo).