News & Announcements

24/02/2014: Cunene: Combate à pobreza deve incidir nas comunas

Cunene: Combate à pobreza deve incidir nas comunas

Ondjiva - A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, disse em Ondjiva, província do Cunene, que a incidência do programa integrado de combate à pobreza deve ser nas comunas e povoações, a par das sedes municipais.

A governante falava no término da reunião de balanço do programa municipal integrado de combate à pobreza no Cunene.

Sublinhou que algumas comunas sedes têm sido as mais beneficiadas em relação a outras, o que tem causado assimetrias entre as localidades.

Frisou que o programa deve estar mais focalizado nas comunas e povoações, por formas a cobrir todas as localidades e levar os serviços sociais básicos a todos os munícipes.

"Sabemos que um dos factores deste impasse é o difícil acesso em muitas destas comunas, o que impossibilita levar os serviços essências com a velocidade que se pretende", disse, acrescentando estar-se a trabalhar no sentido de melhorar a situação socioeconómica das populações.

O projecto de combate à pobreza visa, entre outros objectivos, o progresso em zonas rurais de infra-estruturas no domínio social e económico, destacando-se a construção de centros e postos de saúde, serviços de educação, energia e água.