News & Announcements

21/02/2014: Presidente da República acredita sete embaixadores

Presidente da República acredita sete embaixadores

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu nesta, quinta-feira, em Luanda, as cartas credenciais dos embaixadores de França, da Turquia, do Reino Unido, de Cabo Verde, da República Árabe Saharaui Democrática, Ucrânia e Irlanda.

Trata-se dos embaixadores Jean-Claude Moyret (França), Ahmet Ihsan Kiziltan (Turquia), John David Dennis (Reino Unido), Francisco Pereira da Veiga (Cabo Verde), Malainine Sadik-Bachir (República Árabe Saharaui Democrática), Oleksandr Nykonenko (Ucrânia) e Ruari de Burca (Irlanda).

Os dois últimos diplomatas possuem estatuto de não residentes.

Depois da entrega dos instrumentos jurídicos que os habilita exercer as funções no país, os diplomatas, em separado, mantiveram encontros de cortesia com o Chefe de Estado angolano.

Em declarações à imprensa, após acreditação, o embaixador de França, Jean-Claude Moyret, afirmou que as relações diplomáticas entre os dois estados atravessam um bom momento, "como confirma a recente vinda a Angola do Ministro francês dos negócios estrangeiros, o que não acontecia há dez anos".

"Vou procurar acrescentar algo novo na relação com Angola e dar seguimento ao bom trabalho desenvolvido pelos embaixadores que me antecederam, por este motivo vou trabalhar para corresponder com as expectativas", salientou o embaixador de Cabo Verde, Francisco Pereira da Veiga, quando falava à imprensa.

Assistiram ao acto, assessores do Presidente da República e altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.