News & Announcements

19/02/2014: Angola e São Tomé e Príncipe analisam cooperação bilateral

Angola e São Tomé e Príncipe analisam cooperação bilateral

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou em Luanda, com o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Gabriel Costa, assuntos relacionados com o reforço da cooperação bilateral, nos vários domínios.

À saída da audiência, decorrida no Palácio Presidencial, Gabriel Costa adiantou, à imprensa, que o seu país tem projectos em carteira e, para sua execução, quer a nível do estado quer com a participação de agentes privados, torna-se necessário passar em revista aspectos com as autoridades angolanas para se encontrarem os caminhos certos ou eventuais correcções.

O chefe do governo são-tomense disse que, no âmbito do reforço da cooperação entre os dois estados, "o Presidente José Eduardo dos Santos tem estado atento às preocupações de São Tomé e Príncipe, no sentido de tentar ajudar a colmatar as dificuldades do país, no quadro da cooperação Sul-Sul".

Gabriel Costa valorizou as excelentes relações de amizade, salientando que a sua vinda, a Angola, inscreve-se  fundamentalmente no âmbito do reforço da cooperação.

Angola e São Tomé e Príncipe, países membros da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP) e também da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), mantêm relações políticas, diplomáticas e em outros domínios há longos anos, vincadas nos laços históricos da colonização portuguesa e da luta comum pela autodeterminação.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe), e várias ilhotas, num total de 1001 quilómetros quadrados, com cerca de 160 mil habitantes. Sem fronteiras terrestres, situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.