News & Announcements

14/02/2014: Namibe: Realçada importância da criação de mecanismos para fornecimento regular de água na região sul

Namibe: Realçada importância da criação de mecanismos para fornecimento regular de água na região sul

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, salientou nesta, quinta-feira, na cidade do Namibe, a importância de se encontrarem mecanismos para fornecimento regular de água na região sul do país, mesmo em períodos de estiagem.

O Presidente, que fez este pronunciamento na abertura da 3ª sessão ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, reunida na localidade, por ocasião de sua visita de algumas horas à província, salientou que tal perspectiva visa, sobretudo, dar cumprimento às orientações gerais e objectivos do Plano Nacional de Desenvolvimento, para o período 2013/2017.

Este desiderato, acrescentou o estadista, pode ser alcançado através da transferência de água de uns rios para outros, do melhoramento da retenção das águas das chuvas, da utilizando da água subterrânea, através de furos, entre outros métodos.

Falou ainda da necessidade de resolver o problema ligado ao gado e a saúde humana, bem como do desenvolvimento das infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e na melhoria da gestão das cidades.

Disse ser objectivo do Executivo cumprir com as promessas eleitorais e atender as preocupações das autoridades provinciais e dos cidadãos.

Neste encontro, que decorre nas instalações do Governo Provincial e dedicado a análise de distintos diplomas para a vida do país, participam o Vice-presidente da República, Manuel Vicente, membros dos governos central e local, assim como os governadores do Cuando Cubango, Higino Carneiro, da Huíla, João Marcelino Tyipinge, além do anfitrião, Rui Falcão.

Na última sessão, desse órgão auxiliar do Presidente da República, realizada a 30 de Janeiro do ano em curso, no Palácio Presidencial, Cidade Alta, em Luanda, foram apreciados, entre outros instrumentos, a Programação Macroeconómica Executiva de 2014.