News & Announcements

04/02/2014: INFOTUR e TAAG preparam acordo para promoção do turismo nacional

INFOTUR e TAAG preparam acordo para promoção do turismo nacional
Luanda - O Instituto de Formação Turística e a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) perspectivam rubricar, no decurso desta quinzena de Fevereiro, um acordo de cooperação para a dinamização e promoção do turismo nacional, quer a nível interno quer externo, bem como da imagem do país no estrangeiro.

 

À luz do referido memorando, a companhia nacional de bandeira deverá facilitar na redução de tarifas e/ou na transportação de membros de delegações angolanas indicadas a participar de feiras internacionais, incluindo jornalistas, enquanto o INFOTUR compromete-se em divulgar os serviços e marca da TAAG em eventos fora do país.

Em entrevista ontem à Angop, o director-geral do Instituto de Fomento Turístico, Eugénio Clemente, explicou que o referido acordo contempla também a transportação de meios técnicos e patrocínios por parte da TAAG às actividades a serem realizadas pelo INFOTUR - enquanto órgão de promoção do turismo nacional dentro e fora de Angola.

"É um acordo salutar porque contribuirá fortemente para a dinamização e promoção do turismo nacional dentro e fora do país, sobretudo porque ajudará a eliminar algumas barreiras de ordem burocrática" - sublinhou o responsável, salientando que o mesmo surge depois de outras duas recentes parcerias com importantes instituições angolanas.

Adiantou tratar-se da Agência Nacional Para o Investimento Privado (ANIP) e o Ministério da Administração do Território (MAT) que passarão a integrar quadros seniores das suas instituições às delegações oficiais incumbidas de representar Angola em feiras especializadas renomadas.

Aclarou que face a isto, a ANIP terá sempre um representante nas distintas feiras que se avizinham para apresentar o mercado nacional e suas oportunidades de negócio, com vista a atrair investimentos estrangeiros.

Já o MAT passará a indicar (de forma rotativa) alguns directores provinciais de Cultura e Turismo, assim como vice-governadores para a área económica, com o propósito de inteirarem-se da realidade de sociedades diferentes e observarem alguns modelos de governação para, se possível, implementar/experimentar no país.

De acordo com Eugénio Clemente, estas parcerias surgem em boa altura, na medida em que permitirão alinhar o Plano de Desenvolvimento Turístico (PDT) à dinâmica das tendências dos mercados internacionais e o objectivo de implementar-se as linha do PDT, que prevê o turismo interno como base dos próximos dez anos.

Referindo-se à participação de Angola em feiras internacionais, o director-geral do Instituto de Fomento Turístico disse que o seu pelouro está a preparar, entre outras, a Bolsa Internacional do Turismo (BIT), de 13 a 15 deste mês, na Itália, a ITB – de 05 a 09 de Março (na Alemanha), a Bolsa do Turismo de Lisboa (BTL - Portugal) de 12 a 16 do próximo mês.