News & Announcements

02/02/2014: Emoção marca homenagem às selecções nacionais

Emoção marca homenagem às selecções nacionais

Luanda - A homenagem às selecções de andebol sénior em ambos os sexos pelo Ministério da Juventude e Desportos ficou marcada por momentos de emoção, discursos, comédia, música e dança.

O acto decorreu no pavilhão Multiusos de Luanda. Contou com a presença de distintas figuras ligadas ao desporto nacional entre antigos e actuais integrantes das selecções. Discursos e aplausos preencheram a tarde/noite deste sábado. As duas formações foram agraciadas com lembranças e sempre referenciadas pelos músicos convidados a animar a festa.O evento ficou centralizado com a homenagem à experiente Marcelina Kiala, que se despediu da selecção nacional, depois do campeonato africano de 16 a 25 de Janeiro, na Argélia.

Aplaudida de pé logo, depois de ser apresentada a longa folha de serviço, muitas foram as pessoas que se pronuciaram a seu respeito e com emoção "faltaram palavras" para descrever a trajectória da meia-distância de 34 anos de idade. A jogadora do Petro de Luanda deixa a alta competição depois de mais de duas décadas ao serviço do andebol.

Fizeram parte da cerimónia, além da vice-presidente da Assembleia Nacional, Joana Lina, os ministros da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, da Comunicação Social, José Luís de Matos, Urbanismo e Habitação, José Silva, do Ensino Superior, Adão do Nascimento, da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e alguns secretários de Estado.

A vertente cultural foi animada pelos músicos C4Pedro, Yola Araújo, Puto Português e os humoristas dos Tunezas.

O sete feminino, onze vezes campeão africano, ficou com a medalha de bronze, depois de perder na meia-final por 30-31 diante da Tunísia, que se sagrou vencedora do torneio.

A selecção masculina ficou na quarta posição, melhorando dois lugares em relação à edição 2012, em Marrocos.