News & Announcements

29/01/2014: Aprovado novo Conselho de Administração do Entreposto Aduaneiro

Aprovado novo Conselho de Administração do Entreposto Aduaneiro

Luanda - O Conselho de Ministros aprovou hoje (quarta-feira), em Luanda, o novo Conselho de Administração do Entreposto Aduaneiro, que entre outras funções, vai trabalhar na estabilidade dos preços e a regularização do mercado, informou a Ministra do Comércio, Rosa Pacavira.

Em declarações à imprensa, no final da 1ª sessão ordinária desse órgão auxiliar do Presidente da República, Rosa Pacavira afirmou que com o novo conselho de administração espera-se que a rede retalhista no país seja um facto.Realçou que, numa primeira fase, o Entrepoto Aduaneiro vai trabalhar na importação e distribuição (no país) de bens essenciais à população. Inaugurado em Outubro de 2002, o Entreposto Aduaneiro e Comercial de Luanda, que tem registado cerca de 750 comerciantes grossistas, inclui 34 armazéns, com uma área total de 21 mil metros quadrados.

O plano de expansão prevê a inclusão de mais 51 armazéns, o que elevará a área total disponível para cerca de 60 mil metros quadrados. Com a criação desta rede, o governo pretende criar condições para que os comerciantes grossistas adquiram os produtos para venda a retalho, respeitando uma margem de lucro fixa.

A redução do tempo de importação das mercadorias é outro dos objectivos definidos, esperando, as autoridades, que o actual ciclo de importação de uma mercadoria, que varia entre três e seis meses, possa ser substancialmente encurtado.