News & Announcements

23/01/2014: Encerrado V Conselho Consultivo do Ministério das Relações Exteriores

Encerrado V Conselho Consultivo do Ministério das Relações Exteriores

Luanda - O V Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, que decorreu de 20 a 22 do corrente, em Luanda, sob orientação do ministro Georges Chikoti, encerrou nesta quarta-feira, na capital do país.

Durante o conselho, os participantes analisaram temas como impacto na política externa angolana e outros respeitantes à organização e funcionamento interno do Ministério, tais como a construção de um novo edifício para o Mirex, e as recomendações do IV Conselho Consultivo Alargado, realizado de 7 a 9 de Fevereiro de 2011.

O plano de acção do ministério para o ano de 2014, processo de reforma dos funcionários do Mirex e a relação entre os órgãos executivos internos e externos, intra-missões diplomática e postos consulares estiveram igualmente na agenda dos participantes.

Com base nas discussões, os diplomatas foram orientados a primar por uma acção mais pró-activa na actividade diplomática, defendendo a boa imagem do país, bem como promover a informação sobre a realidade política e socioeconómico de Angola, sua identidade e cultura.

No âmbito das questões administrativas, os chefes de missões diplomáticas e postos consulares foram orientados a observarem com rigor o cumprimento das regras de execução do Orçamento Geral do Estado e demais legislação, sobre a gestão administrativa, financeira e patrimonial.

Foram recomendados a primarem pelo cumprimento da missão na base dos diplomas legais que regem a actividade do ministério e, sobretudo, a desenvolverem entre si e com as estruturas dos órgãos centrais, relações dinâmicas para uma intervenção cada vez mais consentânea com o propósito da diplomacia angolana.

O V Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores serviu para balancear a actividade realizada em 2012-2013, bem como perspectivar acções para o biénio 2014-2015.