News & Announcements

21/01/2014: Funcionários do Mirex começam a ser reformados este ano

Funcionários do Mirex começam a ser reformados este ano

A afirmação é do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, quando intervinha na cerimónia de abertura do V Conselho Consultivo Alargado do sector, a decorrer até quarta-feira, na capital angolana.

Segundo o interlocutor, pelo facto de nunca se ter organizado o processo de reforma dos trabalhadores do Mirex, a acção provocou algumas reacções negativas, mas que a seu ver são sem razão porque, de acordo com as leis a reforma, é um processo normal e verifica-se em todas as instituições do Estado angolano.

Explicou que a primeira fase do processo vai ocorrer durante o primeiro trimestre do ano em curso e será abrangente a 65 funcionários, entre diplomatas e técnicos e administrativos.

A seu ver, a passagem à reforma com regularidade dos trabalhadores, por um lado, vai permitir o rejuvenescimento da força de trabalho, pois a saída dos que terão cumprido a missão dará lugar a entrada de uma força de trabalho jovem.

No prosseguimento, lembrou que no ano transacto registaram, com "bastante preocupação", situações de mau relacionamento entre funcionários e chefes de algumas missões diplomáticas e consulares.

Disse que tais situações, na maior parte dos casas foram provocadas por indisciplina por parte dos funcionários, que violando os princípios de hierarquia, sem que se tenha esgotado todas as possibilidades de resolução interna dos seus problemas fazem recurso às instâncias superiores, na esperança de obterem a resposta que desejam.

Em sua análise, este comportamento em nada contribui para o relacionamento entre responsáveis e funcionários, que se pretende saudável para o bem de todos e um normal funcionamento do sector.

Para si, os diplomatas e funcionários administrativos devem primar por um comportamento digno da actividade que desenvolvem, pôs enquanto representantes do Estado angolano no exterior devem defender a boa imagem do país e promover a cultura angolana, com um povo tradicionalmente pacífico, educado, disciplinado e trabalhador.Luanda - Os funcionários do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) com mais de 65 anos de idade deverão passar à reforma, uma vez que esta é a única instituição do estado que não cumpre com este pressuposto.