News & Announcements

21/01/2014: Empreendedorismo social promove inovação de recursos para melhoria de vida das comunidades

Empreendedorismo social promove inovação de recursos para melhoria de vida das comunidades

Luanda - O empreendedorismo social trabalha na inovação de criação de produtos ou serviços que se preocupam em empregar recursos financeiros, emocionais e criativos para melhorar a vida das comunidades, considerou nesta terça-feira, em Luanda, a psicopedagoga institucional Lígia de Jesus.

Segundo a especialista, que falava durante um curso sobre "Empreendedorismo Social" promovido pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o mesmo apresenta algumas características que o diferencia dos outros tipos de empreendedorismo que é a colectividade e integração, a produção de bens e serviços para a comunidade local e global, entre outros.

"Este ramo do empreendedorismo tem como foco a busca de soluções para os problemas sociais e das necessidade da comunidade visando, desta forma, resgatar pessoas de riscos sociais e promovê-las, através da valorização do capital social e na emancipação social", disse.

Partindo das observações postas, referiu, compreende-se que o empreendedor social deva ser um indivíduo que tem o perfil de ajudar a provocar mudanças sociais, buscando soluções para os problemas da comunidade.

Acrescentou que as lideranças, os gestores públicos e a juventude precisam compreender e aplicar esses conceitos e características pois estes são actores fundamentais no processo de desenvolvimento das sociedades em geral.

"Normalmente, os empreendedores sociais são pessoas apaixonadas pelo que fazem, atentas e comprometidas com o seu entorno muitas vezes dedicam suas vidas para mudar a sociedade", frisou.