News & Announcements

14/10/2011: Efectivos formados reforçam capacidade operacional da polícia

Efectivos formados reforçam capacidade operacional da polícia
 

Luanda – As forças da Polícia Nacional (PN), que  terminaram a sua acção formativa irão reforçar a capacidade operacional , particularmente para fazer face aos grandes eventos como o asseguramento do período da quadra festiva, que se avizinha, e às eleições previstas para 2012.


A afirmação é do comandante geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, quando intervinha, hoje, sexta-feira, em Luanda, no acto de encerramento do curso de Coesão Policial e Operacional das Forças da Polícia de Intervenção Rápida do Comando Provincial de Benguela.


Ambrósio de Lemos informou que, no decurso desses eventos a Polícia de Intervenção Rápida (PIR) desempenhará um papel preponderante na prevenção e regressão da criminalidade, conciliando a acção positiva e eficaz da sua actuação como respeito pelos direitos fundamentais do cidadão.


Assim, augurou que os conhecimentos renovados e as técnicas aprendidas durante o curso ajudem a encarar a vida profissional com mais optimismo, um vez que a aplicação prática dependerá da iniciativa dos efectivos.


Na ocasião, disse que a PN continua empenhada na adaptação permanente ao desenvolvimento científico e tecnológico, visando sobretudo melhorar cada vez mais os serviços prestados aos cidadãos.


Desta feita, referiu, constitui prioridade a formação continua dos seus efectivos, bem como o apetrechamento dos seus órgãos como meios que lhes confiram maior eficácia na actuação, para corresponder aos anseios da sociedade, cada vez mais exigente.


Assim, frisou, a actual conjuntura política, económica e social do país exige dos efectivos da PN, especialmente da PIR, um elevado nível de organização, disciplina e domínio da técnica e táctica policial, para melhor corresponder as tarefas de manutenção e reposição da ordem publica, elevando assim o sentimento de segurança das populações.


A acção formativa insere-se no programa de formação contínua que a Polícia Nacioal vem desenvolvendo, visando actualizar e refrescar os conhecimentos, a capacidade operacional e de prontidão dos seus efectivos. 


Nesta acção formativa participaram mais de cem formandos das forças da Polícia de Intervenção Rápida do Comando Provincial de Benguela.


Presenciaram o acto, entre outras individualidades, o Comandante da PIR, Alfredo Quintino Lourenço “Nilo”, membros do Conselho Consultivo do Comando Geral da PN e funcionários seniores da PN.